Medicina: conjunto de conhecimentos relativos à manutenção da saúde, bem como à prevenção, tratamento e cura das doenças, traumatismos e afecções.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
O que é Distonia?
Distonia é um tipo de movimento involuntário que pode ocorrer em qualquer região do corpo de maneira localizada (focal) ou mesmo generalizada e se caracteriza por uma contração de músculos agonistas (favoráveis ao movimento) e antagonistas (desfavoráveis ao movimento) simultaneamente. Em geral, esta contração involuntária em desarmônica dos músculos provoca postura anormais do segmento do corpo envolvido (cabeça, mão, tronco ou pé) e está frequentemente associado a dor.
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/distonia
quinta-feira, 29 de novembro de 2018
Descoberta nova região do cérebro que torna o ser humano único
Os cientistas identificaram uma parte do cérebro que parece ser única nos seres humanos.
A região do cérebro, chamada de pólo frontal lateral do córtex pré-frontal, foi descrita hoje (28 de janeiro) na revista Neuron, e está ligada a processos de pensamento mais elevados.
"Nós tendemos a pensar que o ser capaz de planear o futuro, e ser flexível na abordagem e aprender com os outros são coisas que são particularmente impressionantes sobre os seres humanos", disse Matthew Rushworth, psicólogo experimental na Universidade de Oxford.
"Nós identificamos uma área do cérebro que parece ser exclusivamente humana e é provável que tenha algo a ver com esses poderes cognitivos". A nova região do cérebro está localizada dentro de uma região maior chamada córtex frontal ventrolateral, que em estudos anteriores foi associada a um pensamento mais elevado.
Por exemplo, esta parte do cérebro abriga a região de Broca, que desempenha um papel crítico na linguagem. As diferenças no córtex frontal ventrolateral também têm sido vinculadas a transtornos psiquiátricos, como distúrbios de comportamento compulsivo e défice de atenção e hiperatividade (TDAH).
Rushworth e seus colegas colocaram 25 pessoas com 20 anos de idade numa ressonância magnética. A equipa de pesquisa mapeou as conexões entre as diferentes regiões do córtex frontal ventrolateral, tendo então dividido a região do cérebro em 12 áreas que pareciam ser constantes em todos os participantes.
Os pesquisadores então compararam a região mapeada para a mesma região do cérebro em 25 macacos rhesus, que também haviam sido submetidos a exames de ressonância magnética. Os cérebros dos macacos eram bastante semelhantes aos cérebros humanos em 11 das 12 áreas identificadas.
No entanto, uma área, chamada de pólo lateral frontal do córtex pré-frontal, existia apenas nos voluntários humanos. Além disso, todo o córtex frontal ventrolateral estava mais ligado a partes auditivas do cérebro em humanos, talvez para facilitar um melhor processamento da linguagem.
"Nós descobrimos uma área no córtex frontal humano que parece não ter equivalente no macaco", disse o co-autor Franz-Xaver Neubert, da Universidade de Oxford. "Esta área tem sido associada com o planeamento estratégico e com a tomada de decisão, assim como com multi-tarefas. [Livescience]
Posts relacionados ao tema
Na Notícia Alternativa
No AEIOU Portugal
No Canaltech
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Estudando o chacra cerebelar
O cérebro propriamente dito é chamado de cerebro anterior e o cerebelo é o cérebro posterior, ou Cérebro Intuitivo…
Sua importância é tamanha que há técnicas místicas para ativar seu centro de força (chacra), pois dele dependem as conexões entre o cérebro físico e o astral/mental.
Infelizmente, por darmos muito mais importância ao cérebro anterior, ou o racional, acabamos por atrofiar/destruir/degenerar o chacra do cerebelo, fazendo com que os benefícios dessa parte importantíssima de nossa Anatomia Oculta estejam quase totalmente perdidos.
sábado, 15 de setembro de 2018
Links para a pesquisa Com o Estado brasileiro lida com a assistência às vítimas de doenças raras e de alto custo
Persistência que transforma: histórias de mães de crianças com doença rara e grave
https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2017/05/persistencia-que-transforma-historias-de-maes-de-criancas-com-doenca-rara-e-grave.html
Laboratório negocia teto de gasto para que SUS adote remédio que trata de doença rara
Biogen faz proposta ao SUS para incorporar tratamento milonário
TRF5 manda Ministério da Saúde fornecer medicamento para criança da PB com AME
Governo ameaça Biogen
Governo suspendeu benefício de garota com doença rara: o benefício foi restabelicido pelo INSS após repercussão na mídia
Mãe de Ayla, com AME, faz campanha de doação
O caso Antonia
Casal teria usado dinheiro da campanha para gastos pessoais, denuncia MP
Jonatas recebe 5a. dose do medicamento
Aplicativos
Vidas raras
Autismo
http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/5_aplicativos_para_criancas_com_autismo.html
Portais
Somos muito raros
https://muitossomosraros.com.br/associacoes-de-pacientes/pelo-brasil/
Organizações sociais focadas na luta dos portadores de doenças raras
ABDR - Associação Brasileira de Doenças Raras
ANDPG: Doença de Gaucher
AFAG - AFAG - Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves
https://www.afagbrasil.org.br/
AFAG Brasil, no Facebook
https://pt-br.facebook.com/afagbrasil
segunda-feira, 23 de julho de 2018
A hipnoterapia
Nesta noite, sob estado visionário do ser ou hipnótico ou sob sono, vi-me escrevendo em alguma rede social, acho que no facebook, e vi uma sequência de tags e o nome Flavinho Martins.
Ao acordar, busquei na rede por tags + flavinho martins...e se nos apresentou a hipnose como técnica de regressão às lembranças do passado presentes, lembranças que nos fazem sofrer mas que, por estarem escondidas em pontos inacessíveis, não sabemos do que se trata....
Ao acordar, busquei na rede por tags + flavinho martins...e se nos apresentou a hipnose como técnica de regressão às lembranças do passado presentes, lembranças que nos fazem sofrer mas que, por estarem escondidas em pontos inacessíveis, não sabemos do que se trata....
Aceleração e Depressão - Maria Rita Kehl
Ficha Youtube: Temos fôlego para acompanhar os relógios apressados dos dias de hoje? O tempo dos relógios e calendários continua o mesmo, mas a nossa vida parece mais acelerada. Neste Café Filosófico, a psicanalista Maria Rita Kehl fala da relação entre aceleração e depressão, discutindo as patologias do tempo provocadas em nós pela velocidade acelerada do mundo de hoje.
Como ver a aura? Tem jeito?
Ficha Youtube:
Compartilho com vocês nesse vídeo, 4 técnicas para ver a aura. São técnicas simples e que vão lhe auxiliar no treino para visualização do nosso campo energético.
quarta-feira, 4 de julho de 2018
Uma fala que ouvi em parte
Ontem no taxi ouvi parte de uma entrevista com um médico ortomolecular
Fiquei sabendo que o nome dele era Leandro, e que atendia no DF
Ele falou dos males que nos causa os agrotóxicos na alimentação, e que ele cuida desta parte
https://golden.clinic/sobre/
Ao clicar no curriculo dele, copiei e colei na página mas a página ficou terminada: não pude postar mais nada: virou página de spin anunciante, então tive que apagar o post...
Vou ver o que acorre...
Criar um blog e repetir o fenômeno
Em construção
Fiquei sabendo que o nome dele era Leandro, e que atendia no DF
Ele falou dos males que nos causa os agrotóxicos na alimentação, e que ele cuida desta parte
https://golden.clinic/sobre/
Ao clicar no curriculo dele, copiei e colei na página mas a página ficou terminada: não pude postar mais nada: virou página de spin anunciante, então tive que apagar o post...
Vou ver o que acorre...
Criar um blog e repetir o fenômeno
Em construção
domingo, 1 de julho de 2018
Anamnese
Tensão. Dificuldade de concentração. Sentimento de vazio. Irritabilidade. Pensamentos hostis ou defensivos. Impulsividade. Dificuldade em ficar parado num mesmo lugar por muito tempo (agitação sobretudo das pernas quando sentado). Suspiros. Ausências ou fuga do pensamento sem lembrança do que pensava ao tornar à atenção. Oscilação entre apetite intenso e inapetência. Percepção angustiante do futuro. Descrença quanto a projetos. Sono insatisfatório, entrecortado, com presença de pesadelos e fala em voz alta quando adormecido.
Diagnóstico? Etiologia? Terapia?
Grato.
Diagnóstico? Etiologia? Terapia?
Grato.
quarta-feira, 16 de maio de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)